sábado, 22 de outubro de 2011

Franklin Lee na EA

Nessa quinta (20), a Escola de Arquitetura teve a honra de receber o arquiteto brasileiro Franklin Lee. Ele ofereceu uma palestra aos graduandos e eu estava entre eles. Professor da AA (Architectural Association), escola de Arquitetura de Londres, na Inglaterra, o arquiteto é adepto do desenho paramétrico e mencionou vários pontos relacionados à esse assunto. Lee disse ainda que, para ele, Arquitetura não é representação, e sim desempenho. Ele também nos apresentou o local onde trabalha, além de vários projetos e trabalhos de alunos de lá, reforçando o alto nível dos mesmos e também como funciona a escola. Lee nos contou um pouco de sua carreira como arquiteto e inovações na área.

Franklin Lee
 O arquiteto paulistano Franklin Lee formou-se nos Estados Unidos e trabalha há 20 anos com computação digital. Lee, no entanto, passa de seis a sete meses no Brasil, trabalhando com projetos sociais. Em relação à mídias relacionadas à Arquitetura e Engenharia, ele usa o software de modelagem Rhinoceros — não específico para arquitetos, mas que produz resultados semelhantes. O professor ressalta que, além da integração, os programas desse tipo permitem a chamada simulação ambiental. Na tela do computador, é possível melhorar o projeto com base na direção do edifício, dos ventos e da luz solar, aproveitando ao máximo os recursos naturais e reduzindo o uso do ar-condicionado, por exemplo. 
Sem dúvida, foi uma palestra bastante proveitosa, seja para aqueles que ingressaram no curso há pouco tempo (o meu caso, por exemplo), seja para aqueles que já estão no final de sua graduação; além é claro de pessoas que sejam interessadas na área.
 
Um dos trabalhos dos alunos da Architectural Association (AA)
Para quem quiser conhecer mais sobre o trabalho dele no Brasil e da AA, basta acessar o site abaixo: http://brazil.aaschool.ac.uk/

Nenhum comentário:

Postar um comentário