domingo, 18 de setembro de 2011

Pesquisa sobre artista: Damián Ortega

Damián Ortega nasceu em 1967, no México. Hoje em dia, ele alterna a sua vida entre a Cidade do México e o Rio de Janeiro. O trabalho desse artista explora situações econômicas, estéticas e culturais específicas e, em particular, como a cultura regional afeta o consumo.
Damián Ortega
Damián Ortega transita entre suportes variados, discutindo os limites da criação artística ao subverter os significados e funções de objetos cotidianos como tijolos, cadeiras, relógios ou carros. O artista altera, decompõe e transforma os objetos, revelando seus componentes implícitos e simbólicos e criando formas híbridas. Em paralelo, conduz uma investigação sobre formas escultóricas fundamentais, como o cubo minimalista construído com materiais banais ou mesmo desconstruído ou deformado. As suas construções fictícias transmitem uma ilusão baseada na forma. As suas cenografias são estruturas compostas de unidades mais simples, como módulos de uma arquitetura imaginária.

Problematizando questões relativas à modernidade, as fotografias, instalações e esculturas de Damián Ortega investem em objetos cotidianos de um novo significado social e político. Um de seus trabalhos mais conhecidos é o "Volkswagen Beetle 1983", exposto pela primeira vez na mostra "Cosmic Thing" no ICA de Filadélfia (2004). Trata-se de um fusca, meticulosamente desmontado, cujas partes ficam suspensas por cabos presos no teto do espaço expositivo. O fusca que, tanto no México como no Brasil, é uma espécie de símbolo nacional, ganha novos significados. Por um lado, representa a utopia moderna da igualdade, a promessa de um mundo em que todos teriam acesso às comodidades da tecnologia. De outro, é produto da engenharia nazista e simboliza a barbárie na qual o século passado se afundou. Subvertendo a noção de escultura como objeto sólido, monolítico e estanque, Volkswagen se apresenta como algo prestes a se desfazer ou a se constituir.

Volkswagen Beetle 1983
Sua série de 120 tijolos expostos nos estados "sólido, líquido e gasoso" também lida com a desintegração da escultura. Os tijolos são usados como um brinquedo qualquer de montar, para ilustrar os diferentes estados da matéria de forma esquemática: o sólido é um cubo, o líquido uma placa rente ao chão e o gasoso uma dispersão de tijolos ocupando o espaço entre o chão e o teto.

Ortega participou de importantes exposições como "Compression Decompression", Tate Modern, Londres (2005) "inSite_05: Farsites: Urban crisis and domestic symptoms in recent contemporary art", San Diego (2005) e 50ª Bienal de Veneza (2003). No Brasil, já expôs no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte (2004) e nas galerias Luisa Strina (2004) e Fortes Vilaça (2005), em São Paulo.


FONTES:
http://ideiafixe.blogspot.com/2005/02/damin-ortega.html
http://www.whitecube.com/artists/ortega/
http://entretenimento.uol.com.br/27bienal/artistas/damian_ortega.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário